Companhia

A Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, criada por Dalal Achcar em 2000, foi um projeto inédito no Brasil.

Pioneira no incentivo a jovens bailarinos, a CJBRJ  dirigida por Mariza Estrella abre um caminho profissional para 24 jovens de grande talento, com idade entre 14 e 23 anos e escolhidos através de audições.

Tendo interrompido por quatro anos suas funções por falta de patrocínio, a CJBRJ retorna às suas atividades em 2010 em convênio com a Fundação Theatro Municipal e apoio de Padrinhos Mantenedores, com seu antigo repertório e  novas coreografias.

Em seu repertório constam obras de artistas consagrados como Luiz Arrieta, Tíndaro Silvano, Renato Vieira, Dalal Achcar, Rosa Magalhães, Isabela Capeto e Paulo César Medeiros.

No restrito  mercado  brasileiro a CJBRJ oferece  uma das melhores oportunidades para profissionalização e aprimoramento de jovens bailarinos, adquirindo experiência em seu próprio país.

Tal como ocorre em países como os Estados Unidos, nosso objetivo é o de apoiar o jovem artista bailarino, preparando-o e estimulando-o a se lançar no mercado de trabalho, a exemplo dos hoje famosos Roberta Marquez e Thiago Soares (Royal Ballet) e Marcelo Gomes (American Ballet Theatre).

Encenando clássicos e contemporâneos, a CJBRJ se coloca como uma companhia de dança única, capaz de atingir um público amplo e variado em suas apresentações no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil e no exterior.

Seu objetivo é o de alcançar um nível de excelência de qualidade internacional.